Promoção Indicou Ganhou:Regulamento

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Desmatamento da Amazônia cresce 144,4% em relação ao ano passado

O desmatamento na Amazônia em maio aumentou 144,4% em relação mesmo mês de 2010. Foram 268 km² de área desmatada contra 109,6 km2 no mesmo período do mês do ano passado. Mato Grosso foi o estado que mais contribuiu para a perda da floresta, com 93.7 km2 de área desmatada, seguido por Rondônia (67,9 km²) e Pará (65,5 km²). Os dados foram divulgados hoje (30) pelo sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).

No entanto o desmatamento caiu em relação as dados anteriores que abrangem os meses de março e abril de 2011, quando 593 km2 de área foram desmatados. Mato Grosso também foi o estado que mais desmatou com 480.3 km2, seguido ppor Pará (67.2 km2) e Rondônia (41.3 km2).

Na época, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, considerou o crescimento do desmatamento concentrado em Mato Grosso “absolutamente inusitado” e decidiu instalar um gabinete de crise para apurar esse aumento. Duas semanas depois, o ritmo dos motosserras diminuiu de 175 km2 para 17 km2.

No mês passado o Deter também identificou aumento do desmatamento em relação ao mesmo período de 2010. Mato Grosso também foi o Estado que mais desmatou.

O Deter é um sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento de áreas maiores do que 25 hectares. O Inpe desaconselha a comparação entre dados de os mesmos meses dos anos anteriores, por causa da diferença na cobertura de nuvens entre os períodos e, também, da resolução dos satélites.

A taxa anual de desmatamento é calculada por outro sistema, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que é mais preciso, por avaliar áreas menores. Apesar da metodologia diferente, a avaliação do Deter costuma antecipar os resultados do Prodes.

Outra medição tem salto mais modesto
O aumento do desmatamento também foi divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (INPA). De acordo com dados do Boletim Transparência do Imazon, desmatamento da floresta Amazônica aumentou 72% em maio deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

fonte:ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário