Promoção Indicou Ganhou:Regulamento

sábado, 19 de novembro de 2011

de olho em 2012



O ministro da Educação, Fernando Haddad, pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, afirmou neste sábado que solicitou um encontro com a presidente Dilma Rousseff para falar a respeito da antecipação de sua saída do ministério com o objetivo a dedicar-se à campanha eleitoral em 2012.

Haddad, que esteve no 7º Congresso do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, afirmou que há uma preocupação do partido e dele próprio para que ocorra a dedicação integral à campanha o quanto antes.

O ministro afirmou, porém, que essa questão cabe exclusivamente à presidente e ressaltou estar à disposição de seu governo enquanto ela determinar. A audiência com a presidente ainda não tem data marcada.

Por lei, o ministro tem até abril de 2012 para deixar o cargo.

Após o evento deste sábado no ABC, Haddad deve participar de uma reunião no diretório municipal do partido que tem como objetivo demonstrar unidade partidária.

Além dos 60 integrantes do diretório, foram convidados os 36 presidentes dos diretórios zonais da capital e toda a bancada de deputados federais, estaduais, vereadores e senadores. Até agora, no entanto, a senadora Marta Suplicy ainda não apareceu no evento.


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
ih, rapaz...Cuidado: Amantes ganham direito a pensão de companheiro falecido POSTADO ÀS 12:47 EM 19 DE Novembro DE 2011



No site da Exame

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina viveu, nesta semana, uma história de novela. Duas mulheres ingressaram na Justiça para reclamar pensão no valor de 15.000 reais, alegando que mantinham relacionamento amoroso com o mesmo homem, recém-falecido. Detalhe: ele era casado, mas com uma terceira mulher, que ainda por cima faleceu no transcurso do processo.

As duas “amantes” – companheiras, na realidade – ganharam direito a metade do valor da pensão, após comprovarem com farta documentação e depoimentos testemunhais a existência de suas respectivas uniões estáveis. O desembargador Eládio Torret Rocha, relator do processo que correu na 4ª Câmara de Direito Civil do TJ-SC, entendeu que, ainda que a Lei não admita a concomitância de uniões estáveis, uma mulher não sabia da existência da outra, pois elas residiam em cidades diferentes. Sendo assim, ambas mereciam proteção jurídica.

“Ouso afirmar que os meandros folhetinescos desta história rivalizam, no mais das vezes, com as mais admiráveis e criativas obras de ficção da literatura, do teatro, da televisão e do cinema, demonstrando, uma vez mais, que a arte imita a vida – ou seria o contrário?”, redigiu o desembargador, mostrando que até os legisladores ficaram impressionados pela história.

Para ele, casos que envolvam relacionamentos paralelos devem ser julgados levando-se em consideração princípios de boa fé, dignidade da pessoa e busca da felicidade e do ideal de Justiça. O desembargador ressaltou, ainda, que a Justiça deve estar preparada para casos como esse, uma vez que, na sociedade atual, relacionamentos afetivos e seus desdobramentos muitas vezes são justapostos.


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
interessesPesquisa mostra que só há uma posição ideológica consistente na política brasileira: a adesão ao governo POSTADO ÀS 12:36 EM 19 DE Novembro DE 2011



Da Revista Época

Enquanto liderava a transição da ditadura para a democracia, o deputado federal Ulysses Guimarães fez a seguinte constatação a respeito da geração de políticos que chegava ao poder: “Nós temos um know-how formidável para fazer oposição, mas, depois de 20 anos fora do poder, perdemos o jeito de governar”. Dependendo do rigor com que se analisem as coisas atualmente, é possível afirmar que talvez ainda haja muito político procurando o tal jeito de governar. Mas não resta dúvida de que aquele formidável know-how para fazer oposição desapareceu.

Em agosto, numa entrevista a ÉPOCA, o filósofo Marcos Nobre falou sobre o severo estado de debilidade da oposição no Brasil. Ao tratar da eleição de 2010, afirmou que em nenhum momento o PSDB e seu candidato, José Serra, foram capazes de fazer uma campanha de oposição “digna do nome”. Serra, em sua opinião, apenas se colocava como alguém melhor que a petista Dilma Rousseff para dar sequência à política de Lula. Nobre sugeriu que tem sido fácil manter maioria no Congresso. E atribuiu a inexistência de uma oposição forte ao sucesso de um fenômeno que ele mesmo batizou de “peemedebização” do sistema político. Inspiradas no “jeito PMDB de ser”, que garante seu gigantismo, quase todas as siglas tentam ficar parecidas com o PMDB naquilo que ele tem de mais característico: o governismo.

Que Dilma dispõe de ampla maioria, todos sabem. Dos 23 partidos com representação no Congresso, 16 apoiam o governo. Na Câmara, isso é 62% dos 513 deputados. Outros 19% são de partidos que se declaram neutros. Apesar de a expressão sugerir isenção, as siglas que declaram neutralidade tendem a votar com o governo. A oposição mesmo é formada apenas pelos outros 19%, os deputados de PSDB, DEM, PPS e PSOL. Com pequenas variações, os índices do Senado são igualmente insuficientes para gerar qualquer tipo de ameaça ao governo.

Essa tendência fortemente governista estaria disseminada em Estados e municípios? A desidratação das oposições ocorre no plano regional? Para responder a essas perguntas, ÉPOCA pesquisou as correlações de força em 25 das 26 Assembleias Legislativas, na Câmara Distrital e nas Câmaras Municipais de 22 das 26 capitais. O resultado confirma a tese de Nobre. Em muitos locais, o adesismo é ainda mais radical que em Brasília. É alto, independentemente do partido do governante. O oposicionismo parece fora de moda, em extinção. As principais constatações da pesquisa.

· Nenhum governador enfrenta oposição que consiga reunir a maioria simples dos votos. Dos 1.063 deputados estaduais e distritais pesquisados, só 26% atuam em frentes oposicionistas. Os outros 74% fazem parte da base do governador ou se declaram neutros.

· Dos 27 governadores, 20 têm uma base aliada ou “neutra” com mais de 70% dos parlamentares. O caso mais avassalador é o Espírito Santo, onde 100% dos deputados são da base do governador Renato Casagrande (PSB).

· Com exceção do nanico PSOL, oposição nos quatro Estados onde tem deputado, nenhum partido atua contra o governo num índice superior a 50% dos Estados em que tem representação.

· A polarização presente na disputa nacional não se repete à risca nas assembleias. No Amapá, PT e PSDB estão unidos no apoio ao governo Camilo Capiberibe (PSB). No Maranhão, PT e DEM são parceiros na base de Roseana Sarney (PMDB). O mesmo ocorre em Mato Grosso e no Espírito Santo.

· O partido mais governista do Brasil é o PSB. Presente em 23 Estados, é base de 19 governadores. Isso dá 86% de adesismo. Logo atrás, com 82%, está o PSD, base em 18 dos 22 Estados onde atua. O PDT pode ser considerado o partido mais manso do país. Faz oposição apenas no Amapá. Só não é mais governista que o PSB e o PSD porque se declara neutro em quatro Assembleias.

Nas Câmaras, a situação é parecida. Só em Florianópolis a oposição tem 50% dos votos. É assim graças a uma crise que envolve o prefeito Dário Berger (PMDB). Até o primeiro semestre, Berger tinha maioria. Em 18 das 22 capitais pesquisadas, a oposição não chega a 30%.

“Muitos que se declaram de oposição não discordam do governo. Só estão na oposição porque ainda não encontraram boas condições para aderir”, disse Nobre ao ser apresentado ao levantamento. “Esse é o retrato do peemedebismo.”

Foi o PMDB que aperfeiçoou a tecnologia do adesismo. Apoiava o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, apoiou o petista Lula na maior parte do tempo e hoje apoia Dilma. Indicou a candidata a vice do tucano Serra em 2002 e indicou o vice de Dilma em 2010, Michel Temer. Hoje, ao mesmo tempo que participa do governo Dilma, faz parte do governo tucano de Geraldo Alckmin em São Paulo, um dos cotados para concorrer com Dilma em 2014. E não importa se Alckmin e o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, tenham tido conflitos. O PMDB também faz parte da prefeitura Kassab.

Em tese, o PMDB tinha tudo para dar errado. Na única vez em que ocupou
a Presidência, entre 1985 e 1990, o resultado deixou pouca saudade. Os anos do peemedebista José Sarney no Palácio do Planalto são lembrados pela hiperinflação, pelo baixo crescimento e pela desorganização social. Desde então comandado por um arranjo de lideranças regionais sem nenhuma afinidade ideológica ou programática, o PMDB nem lança candidatos próprios à Presidência. Nas únicas vezes em que disputou, deu vexame. Em 1989, Ulysses terminou em sétimo, com 4,7% dos votos. Em 1994, Orestes Quércia ficou em quarto, com 4,4% atrás do nanico Enéas Carneiro.

» Leia a íntegra da matéria


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
era uma ciclofaixa, mas...Tinha uma viatura no meio do caminho POSTADO ÀS 11:57 EM 19 DE Novembro DE 2011



Boa Tarde Jamildo e Equipe,

Sou triatleta, filiado à Federação Pernambucana de Triathlon, atual líder do ranking Brasileiro de Triathlon de Longa Distância (Categoria 30/34 anos), melhor pernambucano em provas de Ironman (3,8Km de natação/180Km de ciclismo/42,195Km de corrida) e estou me preparando para a disputa do Ironman Cabra da Peste e Mulher Guerreira, que vai ocorrer no dia 26/11/2011, nas cidades de Caucaia e Fortaleza, no Estado de Ceará. Em todas as provas que participo tenho muito orgulho de representar minha cidade, Recife, e meu Estado, Pernambuco, mas gostaria da ajuda deste blog para denunciar o desrespeito aos ciclistas em um dos únicos locais disponíveis para treino de ciclismo na cidade. Hoje, dia 15/11/2011, estava treinando na CICLOFAIXA da Rua da Aurora, que teve recentemente suas delimitações pintadas no chão e a aposição de diversas placas ao longo do seu percurso indicando os dias de funcionamento e horários (DOMINGOS E FERIADOS DAS 06h ÀS 13h) e da necessidade dos motoristas respeitarem o artigo 201 do CTB, quando por volta das 10h uma viatura da Guarda Municipal estacionou em cima da ciclofaixa, em local proibido, conforme se verifica nas fotos anexas, e ao lado de um estacionamento, como também se pode ver pelas fotos. Enfim, como se não bastasse a falta de fiscalização por parte da Prefeitura quanto ao respeito à ciclofaixa, os próprios agentes da prefeitura não respeita o local. Eu como cidadão estava "tentando" utilizar um espaço público no dia e horário que ele foi destinado para tal, não estou nem questionando o fato de uma ciclofaixa funcionar em horário tão restrito, pois se as pessoas tiverem apenas os domingos e feriados para andarem de bicicleta com certeza nunca conseguirão entrar em forma. Estou indignado com o fato da prefeitura sequer preparar os seus agentes para que cumpram o que a lei determina. Neste caso, ao meu ver, foram três as infrações cometidas:


Art. 181. Estacionar o veículo:
VIII - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - remoção do veículo;


Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (três vezes).


Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:

Infração - média;

Penalidade - multa.

Talvez surja o questionamento de eu ter incluído os artigos 193 e 201, é que a referida viatura quando não estava parada na ciclofaixa, desrespeitando o art. 181, ou seja, quando esta se deslocou, o fez desrespeitando os arts. 193, transitando pela ciclofaixa, e muito menos guardando distância lateral de 1,5m quando realizou ultrapassagem por mim já na Av. Marther Luther King, quase em frente ao prédio da Prefeitura da Cidade do Recife. A placa da viatura é PEN 9957, pode-se notar que o meio-fio está pintado de amarelo, indicando que naquele local é proibido estacionar.

Vale salientar que a referida viatura permaneceu no local das 10h às 10h30, aproximadamente, retornando depois por volta das 11h e permanecendo por mais uns 15 minutos, no mesmo local e cometendo as mesmas infrações nas duas vezes em que tive o desprazer de cruzar com esses agentes públicos totalmente despreparados para cumprirem as funções para as quais foram investidos através de concurso público.

Grato pela atenção espero que minha denúncia e protesto seja acolhida por este blog, ao tempo em que me coloca à disposição para prestar mais esclarecimentos sobre os fatos.

Victor


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 2 Comentários | permalink | imprimir | enviar
feio, né?E a calçada, mais uma vez, virou estacionamento POSTADO ÀS 11:44 EM 19 DE Novembro DE 2011



Prezados Amigos,

Tenho acompanhado a busca incessante pela mobilidade em nossa cidade.

Que muitos estabelecimentos privados não respeitam o direito de ir e vir dos pedestres nas calçadas, isso já é fato consumado, mas que a falta de respeito parte também do próprios motoristas, isso temos que salientar.

Exemplo disso é na Secretaria de Saúde do Estado, no bairro do Bongi, zona oeste de Recife. Mesmo com uma rua imensa, de pouco movimento e com muito espaço para se estacionar ao longo da mesma, os motoristas que precisam ir ao órgão preferem colocar seus veículos em cima da calçada, fazendo com que o pedestre arrisque sua vida andando pelo meio da rua.

Sem fiscalização por parte dos órgãos de trânsito, mesmo com o BPTRAN localizado no mesmo bairro, a baderna está cada dia mais proliferizada.

Um absurdo.

Gabriel Diniz (Blog do Gabriel Diniz)


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
contra comunistas e usuários de drogasSkinheads colam cartazes com ameaças a estudantes na USP POSTADO ÀS 11:38 EM 19 DE Novembro DE 2011


Da Folha.com

» Leia a reportagem


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
do bemMacarronada para ajudar pequenos pacientes do HR POSTADO ÀS 11:14 EM 19 DE Novembro DE 2011




Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
alô? alô? alôôôô!!!CPI da telefonia móvel solicita informações à Anatel sobre atuação das operadoras POSTADO ÀS 11:04 EM 19 DE Novembro DE 2011

Está agendada para a próxima quarta-feira (23), a segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Telefonia Móvel. Na programação, está prevista a ouvida de representantes do Procon estadual e do Ministério Público estadual. Como resultado do primeiro encontro, algumas providências já começaram a ser tomadas, particularmente junto à gerência regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a qual se comprometeu a enviar os dados necessários para subsidiar o andamento dos trabalhos da CPI.

Por meio de ofícios foram solicitados à Anatel o encaminhamento de vários documentos como: planilhas e relatórios técnicos sobre os 16 indicadores de desempenho das operadoras; diagnósticos sobre os quatro principais indicadores; quantidade de usuários de telefonia móvel por região do Estado; quantidade de antenas, ativadas e desativadas, por região em Pernambuco; cópia dos contratos de concessão pública das operadoras de telefonia móvel e das atuações técnicas realizadas pela Anatel junto às operadoras, as quais implicaram em multa.

A Comissão solicitou, ainda, à Anatel informações sobre o faturamento das operadoras de telefonia móvel em Pernambuco e a estrutura disponível no Estado para a fiscalização das referidas empresas. “São informações estratégicas. Com elas em mãos, a Comissão poderá agir de forma mais estratégica e organizada, montado uma agenda de trabalho mais direcionada”, avalia o presidente da CPI, deputado Betinho Gomes.


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
agrestePriscila Krause ataca João da Costa e José Queiroz em evento em Caruaru POSTADO ÀS 10:54 EM 19 DE Novembro DE 2011

Foto: Divulgação


Da assessoria da vereadora:

Acompanhada por 180 convidados que participaram do evento promovido por Miriam Lacerda no escritório político do deputado estadual Tony Gel (DEM), no bairro Universitário, em Caruaru, a líder da oposição à gestão do prefeito João da Costa (PT) no Recife, Priscila Krause (DEM), foi aplaudida de pé após palestra sobre o papel da mulher na política. Num comparativo entre as administrações municipais de Caruaru, gerida por José Queiroz (PDT), e do Recife, comandada pelo PT, Priscila lembrou que as duas gestões, amplamente reprovadas, tem grandes semelhanças: “Aqui em Caruaru e no Recife temos situações muito parecidas. Quanto mais os prefeitos são reprovados e se aproxima o período da eleição, os gastos com publicidades crescem assustadoramente. Os dois são governos que invertem as prioridades e o reflexo são naus sem rumo. Falta realização e sobra incompetência”, registrou.

O evento, que contou com a participação de representantes do PPS, PMN e PMDB, marcou a posse da nova executiva do Democratas Mulher em Caruaru, agora comandado por Adjanir Soares. No debate sobre a participação feminina na política brasileira, Priscila lembrou que a política no País ainda é um gueto dominada pelos homens e que, apesar das diferenças partidárias, a chegada de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto, em janeiro deste ano, foi um marco para a militância feminina na política. Ela, no entanto, lembrou que “não basta ser mulher”. “Precisamos ir além desse rótulo de que somos mulheres na política mostrando que, muito mais do que isso, realizamos, construímos uma nova forma de fazer”, explicou.

Ao final do evento, Priscila resumiu o ato como uma demonstração de que o Democratas trabalha para ter opções consistentes, no âmbito feminino, para as eleições municipais do ano que vem. “Nós estamos construindo pré-candidaturas, no Recife e em Caruaru, que vão trazer a possibilidade da mulher no comando dos Executivos municipais. Miriam é um exemplo de competência e garra e orgulha o nosso partido”, finalizou. Ao lado de Tony Gel, a ex-deputada estadual presentou Priscila com uma arte de barro do Alto do Moura.


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
abrindo o cofreGoverno reserva R$ 6 bi para emendas POSTADO ÀS 10:48 EM 19 DE Novembro DE 2011



Por Vera Rosa, em O Estado de S. Paulo

O governo vai abrir o cofre para enfrentar votações importantes no Congresso, a partir da próxima semana. Dos R$ 11,9 bilhões que foram liberados ontem pela equipe econômica para gastos do Executivo, cerca de R$ 6 bilhões devem ser reservados ao pagamento de emendas parlamentares, principalmente para senadores. O Palácio do Planalto não quer correr riscos no Congresso às vésperas de votações cruciais, como a que estica a validade da Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2015.

A presidente Dilma Rousseff pediu aos líderes da base aliada todo o empenho para aprovar a prorrogação da DRU, mecanismo que permite ao governo gastar como quiser 20% das receitas orçamentárias. Na tentativa de convencer deputados e senadores, Dilma recorreu até mesmo ao argumento dos efeitos imprevisíveis da crise internacional, que deve ser de longa duração.

A emenda que renova a DRU foi aprovada em primeiro turno na Câmara, mas passará de novo pelo crivo dos deputados, na terça-feira, antes de seguir para o Senado. Na lista das prioridades do governo - que corre contra o tempo para não ser surpreendido no Congresso - estão, ainda, a proposta que institui um fundo de Previdência para os servidores e o Orçamento da União. Todos os projetos precisam receber sinal verde tanto da Câmara como do Senado.

Ajuste. Em fevereiro, um mês após tomar posse, Dilma anunciou corte de R$ 50 bilhões nas despesas para enfrentar um período de "vacas magras".

O aperto provocado pelo ajuste fiscal só ganhou uma folga ontem, quando o Ministério do Planejamento liberou R$ 12,1 bilhões para os três poderes. Deste total, R$ 11,9 bilhões foram para o Executivo.

É com essa margem de manobra que as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) trabalham para pagar emendas e aumentar investimentos em programas sociais. Diante de uma crise política atrás da outra, Dilma pretende fechar o ano com uma agenda positiva.


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
lupiMinistro do Trabalho diz que exibirá até 3ª contas de convênio POSTADO ÀS 09:55 EM 19 DE Novembro DE 2011

Por Andréia Sadi, na Folha de S. Paulo

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou ontem que vai apresentar até a próxima terça-feira a prestação de contas de um convênio de seu ministério com a Fundação Pró-Cerrado.

"Minha equipe está trabalhando nisso. São vários itens que precisam ser examinados e nós vamos responder até segunda ou terça-feira", declarou o ministro.

Anteontem, em depoimento de Lupi no Senado, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) afirmou que a nota do aluguel da aeronave King Air que transportou o ministro constaria da prestação de contas da ONG, beneficiada com convênios no Ministério do Trabalho.

O dono da Pró-Cerrado é Adair Meira, que teria providenciado um avião para Lupi durante viagem oficial ao Maranhão em 2009, segundo reportagem da revista "Veja".

» LEIA MAIS


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
trabalhoUm terço do PDT no Congresso defende a demissão de Lupi POSTADO ÀS 09:33 EM 19 DE Novembro DE 2011

Foto: Reprodução


Por Márcio Falcão e Maria Clara Cabral, da Folha de S. Paulo

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) conta com apoio de metade da bancada do PDT na Câmara e no Senado para permanecer no governo.

Ele está envolvido em suspeitas de irregularidades em convênios da pasta com entidades ligadas ao partido.

A Folha perguntou a deputados e senadores do PDT se eles eram favoráveis à saída do ministro do cargo. Dos 31 parlamentares, 15 (48,4%) defendem que Lupi permaneça no governo federal.

Outros 9 avaliam que o ministro não tem sustentação política para permanecer no cargo e que o desgaste pode atingir o partido. Três dizem que é a presidente Dilma Rousseff que tem que decidir. Quatro não responderam.

» Leia mais


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
promessaDilma anuncia R$ 1,6 bilhão para obras de mobilidade em Salvador POSTADO ÀS 21:24 EM 18 DE Novembro DE 2011

Por Gustavo Maia, do NE10

SALVADOR (BA) - Salvador terá R$ 1,6 bilhão de investimentos para a realização de obras de mobilidade urbana, entre elas a construção da Linha 2 do metrô, que vai ligar o aeroporto e a cidade vizinha de Lauro de Freitas à estação do Bonocô. O anúncio da liberação dos recursos foi feito pela presidente Dilma Rousseff, na capital baiana, na tarde desta sexta-feira (18), durante cerimônia realizada no Bahia Othon Palace Hotel, no bairro da Ondina.

Da verba destinada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades, parte é do Governo Federal (R$ 1 bilhão) e o resto (R$ 600 milhões) será financiado pela União ao Governo do Estado. "Estas obras terão uma característica em comum: vão fazer a diferença na vida das populações das grandes cidades", defendeu Dilma.

O carro-chefe do projeto de mobilidade soteropolitano é, declaradamente, o metrô. Apesar de a linha 1, ainda em construção, se arrastar há 12 anos e não ter nem previsão oficial de inauguração, a presidente defende o investimento na segunda linha. "Para nós, é importante um transporte de qualidade, seguro e eficiente. O Brasil, na década de (19)80, considerava que o metrô não era para nós porque metrô era para cidades ricas. O metrô era visto como sendo um privilégio e nós não tínhamos renda ou nós considerávamos que o investimento era muito caro", disse. "Portanto, houve uma proliferação de alternativas que não resolveram problema quando se trata de grandes concentrações populacionais", analisou a presidente.

"Essa é uma visão que não podemos continuar compartilhando. O governo considera que fazer metrô que inexoravelmente é uma alternativa urbana para as grandes cidades brasileiras", garantiu Dilma. Ela ainda ressaltou a importância da concessão de verbas federais para viabilizar projetos que necessitam de muitos recursos. "Não dá para a gente supor que é possível só a prefeitura ou o estado consigam executar. Trata-se de fazer uma parceria federativa e republicana entre as esferas e, assim, poder garantir que a população tenha uma qualidade de vida maior."

A presidente justificou os investimentos em Salvador, a terceira cidade com mais habitantes do País, com dados estatísticos. "A cidade tem uma frota de cerca de 680 mil veículos. Aqui vivem 2,7 milhões de pessoas. Isso resulta diariamento em congestionamentos e tempo excessivo de deslocamento entre para o trabalho e para casa. Essa é a razão pela qual definimos como prioritário o investimento aqui em Salvador", explicou. "As grandes cidades têm que ter um padrão de vida que não é mais aquele da década de 80. Se nós queremos ser um País de classe média, e fundamental que a qualidade do transporte urbano seja de fato a qualidade que a gente vê nos países e cidades desenvolvidas", resumiu. Após o discurso, a presidente não falou com os jornalistas. Foi se encontrar, a portas fechadas, com o presidente da República da Guiné, Alpha Condé.

Presente no evento, o governador da Bahia, Jaques Wagner, afirmou que a Linha 2 do metrô será um legado para para a mobilidade de Salvador, mas não obrigatoriamente terá que ficar pronta até a Copa do Mundo de 2014. "Nosso tráfego já está realmente necessitando de intervenções desta magnitude. Esta linha, inclusive, servirá para viabilizar a primeira (que está em construção). Mas os principais focos para a Copa são o estádio, o aeroporto, os portos e a rede de hotelaria", declarou Wagner. "A nossa vontade é entregar a tempo, mas, se não estiver pronto, já vai estar na fase final", prometeu. Segundo ele, o edital já está sendo preparado e deve ser lançado até janeiro.

ATRASO - O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, responsável pelas obras da Linha 1 do metrô, esteve na cerimônia, mas não conversou com a imprensa. Questionado sobre a questão, o governado Jaques Wagner disse que não tinha total propriedade para falar do assunto, mas tratou de eximir o prefeito da responsabilidade pelo atraso. "A construção dessa linha já começou mal e não foi na gestão dele. É uma montanha de equívocos. Graças a Deus, já está terminando", respondeu.

A presidente Dilma permanece em Salvador até este sábado (19), quando participa do Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI).


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 0 Comentários | permalink | imprimir | enviar
bancário e fiscalSTJ quebra sigilo de Agnelo e Orlando Silva POSTADO ÀS 21:17 EM 18 DE Novembro DE 2011

Do estadao.com.br

O ministro Cesar Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta sexta-feira, 18, a quebra do sigilo bancário e fiscal do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e do ex-ministro do Esporte Orlando Silva. O acesso aos dados foi requerido pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que conduz no Ministério Público Federal as investigações sobre suspeitas de um esquema de corrupção no Ministério do Esporte.

Além de Agnelo e Orlando, o policial militar João Dias Ferreira e mais oito empresas e entidades tiveram o sigilo quebrado por determinação do STJ. O objetivo de Gurgel é saber se eles se envolveram num esquema de desvio de recursos públicos do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. Há um inquérito aberto no STJ para apurar as supostas irregularidades.

A quebra de sigilo vai de 2005 a 2010. Agnelo foi ministro do Esporte de 2003 a 2006 e Orlando de 2006 até outubro deste ano. Ambos negam envolvimento com as supostas irregularidades no programa destinado a incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes carentes. Há suspeitas de que o dinheiro liberado para o Segundo Tempo tenha sido desviado para pessoas ligadas ao PC do B.

» LEIA MAIS


Postado por Daniel Guedes | Notícias | 2 Comentários | permalink | imprimir | enviar
bate bolaLula recebe visita de Mano POSTADO ÀS 21:08 EM 18 DE Novembro DE 2011

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Cidadania


O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, fez uma visita na tarde desta sexta-feira (18) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em tratamento contra um câncer na laringe.

O encontro ocorreu na residência de Lula, em São Bernardo do Campo (SP). Mano deu ao ex-presidente com uma camiseta da seleção. "Força, eterno 'presidente Lula', contamos com você em 2014", escreveu o técnico na camiseta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário