Promoção Indicou Ganhou:Regulamento

quarta-feira, 14 de março de 2012

João da Costa anuncia adesão ao plano de combate ao crack de Dilma




O prefeito do Recife, João da Costa, participa, na manhã desta quarta-feira (14), da assinatura do Termo de Adesão ao programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal.
O ato protocolar acontecerá no Palácio do Campo das Princesas, às 9h30, e contará com a participação do governador do Estado, Eduardo Campos, dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha e da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O objetivo é articular melhor os setores da Segurança Pública, Assistêncial Social e Saúde, no intuito de tornar mais eficaz o combate ao tráfico de drogas, ampliar atividades de prevenção e aumentar a oferta de tratamento aos usuários de crack.

Segundo a PCR, o Município já vem intensificando o enfrentamento à problemática do crack através de ações integradas entre as secretarias municipais.
"Em setembro de 2011, João da Costa lançou a Ação Integrada de Atenção ao Crack e Outras Drogas, que integra 11 secretarias, uma coordenação e uma fundação municipal, no desenvolvimento de políticas voltadas à questão dos entorpecentes. Agora, com o acordo conjunto com os governos Estadual e Federal, a perspectiva é que a capital possa obter mais recursos e se estruturar para oferecer uma abordagem ampla, eficaz e qualificada, considerando a singularidade de cada situação onde o crack está presente", informa a PC.

Dentro do trabalho já em andamento no Recife, as ações estão divididas em quatro grandes eixos: prevenção do uso, tratamento e reinserção social; educação permanente; comunicação e mobilização social; e alianças estratégicas e projetos integrados. Ainda há intenção da PCR para a inclusão do tema crack no projeto político-pedagógico das escolas municipais; contratação de profissionais para atuação nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad); ampliação do horário para 24 horas de três dos seis CAPSad existentes na Cidade; implantação de 20 equipes do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf); promoção de capacitações sistemáticas de esportes e lazer nos serviços de acolhimento institucional e do Centro Especializado de Assistência Social (Creas).

Programa federal - O programa “Crack, é possível vencer” foi lançado em dezembro de 2011. A intenção do Governo Federal é que, até o meio do ano, oito estados brasileiros façam parte do projeto. Um dos pré-requisitos para participação no programa, de acordo com o Ministério da Justiça, é que os estados estejam com os equipamentos de saúde para atendimento de dependentes químicos devidamente aparelhados e funcionando. As ações do programa federal estão estruturadas em três eixos – cuidado, prevenção e autoridade – e serão desenvolvidas de forma integrada com estados e municípios. No Recife, as ações estarão focadas na Região Político-Administrativa (RPA 1), sobretudo nos bairros do Cabanga, Coelhos, Joana Bezerra, Santo Antônio, São José, Santo Amaro e Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário