![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9EUqJVtj7yd8HS846MNn546rRANCUpZuxZqgBpIdrdJhVkqFRCZfEyXJOJhmLvJG7m3QGZc41F5xDkf0Diqaf7WKIjq_-etkuizdyB8LAcN7XCtlGkbZEHgmPW4OrpTHNA3mPjo-FxqS5/s400/ATT00009.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifz_j07debjeo_bJgYxrQdfHL1P_ExlgyzXelrjVmHXm0oTG_18Vlf6n8tU7TWmNy3XaGkLxOxYFCthN-ujBveWo6pAbD49l7YX7-7k8WhIWuB0ECansKYmMIHmlUe_oJwO5Bn4mqP1OTi/s400/ATT00008.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgA9xZcLX5CMmXm5K883bOD2NQQfjqFSHk5n7B9MZJetJ5Pc0DCL_dkt3g7T-6VUrJe0QAQt5WQUoNlnbjNEiYCg_1GQyeZQ-rqLvyENJUXDRugZ8Tom-kOziaPRiiYVnXArFDDSlwAYA0K/s400/ATT00005.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0Ovi-4Dv7RY4SYnCXw5FkvL8Sx4ylPtQJMKyhOMwevMNLZSd5HbLIEgsdzFH9SxR-GHNM7glzHzzKAfREIIFdmqT9x7uu_psLC-aiWEKCHxDHg3NeJ419GIlm2RpEOwPi2UwJ2-D7TBYm/s400/ATT00003.jpg)
Blocos de EPS (Isopor®) foram utilizados em substituição ao solo compactado na duplicação da Rodovia BR 101, na cabeceira da ponte sobre o rio Preto, no estado da Paraíba. Foram usados 7.000 m³ de EPS em blocos com dimensões de 4 metros de comprimento, por 1,25 m de largura e 1 m de altura, fornecidos pela Knauf Isopor, unidade Cabo de Santo Agostinho (PE). Esta é a primeira obra em estradas da região que utiliza o conceito de aterro ultraleve, com aplicação de isopor em solos moles.
Largamente adotada nos Estados Unidos e Europa, a aplicação do EPS em estradas ainda é pouco conhecida no Brasil. O seu uso na estrutura resolve dificuldades com solos moles, substituindo o tradicional aterramento, e serve como base para receber o asfalto, evitando recalques na pista, comuns quando utilizado a terra neste tipo de solo.
De acordo com João Marcelo Bortoloto, Gerente Comercial da Knauf Isopor, empresa dona da marca registrada Isopor®, e fornecedora deste Isopor® para obra, um dos principais problemas na construção de rodovias é o chamado solo compressível localizado próximo aos leitos dos rios, que são camadas de aterros onde a presença de material orgânico é predominante. “Para resolver as dificuldades com a baixa resistência nestas áreas são aplicados blocos de EPS”, explica o profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário